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Mesmo que você seja um expert em buscas pela internet, o Google Alerts é uma ferramenta que te ajudará a monitorar termos chave estratégicos que tenham a ver com o seu negócio. Mesmo com ferramentas mais avançadas como o SEMrush e o Moz, por exemplo, o Google Alerts ainda é uma ótima alternativa, totalmente gratuita, para quem quer ficar ligado no que estão falando sobre sua empresa ou sobre assuntos que são interesantes na produção de conteúdo para seu blog.
Como funciona o Google Alerts?
O Google Alerts monitora o que está sendo citado sobre conteúdos que você seleciona.
Sempre que alguma notícia, post de blog, estudo científico ou outro tipo de conteúdo for publicado na internet sobre o termo “marketing digital”, por exemplo, você receberá um email de notificação.
Se você souber como procurar os termos certos, vai ter uma poderosa ferramenta para te dar ideias na hora de produzir conteúdos para o seu blog. Mais adiante falaremos sobre isso com mais profundidade.
Como o Google Alerts pode me ajudar na produção de conteúdo para o meu blog?
1. Ficar de olho no que estão falando sobre a sua empresa
Adicione o nome da sua empresa ou a URL do seu site no Google Alerts para acompanhar o que as pessoas estão falando da suas empresa. Dá também para colocar o nome de seus concorrentes, e acompanhar de perto o que é falado deles.
Sabendo de todos estes fatores, você pode preparar posts sobre assuntos que seus clientes talvez ainda não entendam muito bem sobre sua empresa.
2. Banco de ideias diárias para posts (e conteúdos ricos)
Procure selecionar termos que tenham a ver com sua área, assim, é possível detectar tendências, e assuntos que estão em alta na sua área, tanto em português, quanto em outras línguas.
Também é possível extrair ideias que possam ser mais complexas, e se tornarem material para ebooks, webinars, e outros materiais ricos.
3. Escolha o conteúdo certo para suas redes sociais
O Google Alerts te ajuda a identificar o que realmente vale a pena de se postar nas redes sociais, já que as vezes compensa mais fazer um post mais técnico, e centrado no seu público alvo, do que tentar pegar carona em algo que “todo mundo” está compartilhando.
Primeiros passos do Google Alerts
1. Acesse o link – https://www.google.com/alerts.
Você cairá na página principal do Google Alerts.
Entre com sua conta do Google, ou seja, um Gmail.
Caso não tenha uma conta do Google, você pode digitar em qual email deseja receber seus alertas.
Nesta página você receberá sugestões de termos que deseja rastrear, inclusive seu nome e seu email:
No topo você terá uma área para digitar os termos que você se interessa.
Eles serão listados, na área “Meus alertas”.
Também é possível marcar a opção “Digest”, que entrega as novidades relativas ao alerta em uma mensagem de email única, com frequência que pode ser definida entre “no máximo uma vez por dia” e “no máximo uma vez por semana”
2. Configure suas preferências:
Você pode configurar como pretende receber as notificações do jeito que achar melohor, ao clicar em “mostrar opções”
3. Depois é só clicar em “Criar Alerta”.
Caso você tenha selecionado muitas palavras-chave e sua caixa de entrada esteja ficando um pouco cheia demais, você pode criar um filtro para o email googlealerts-noreply@google.com.
Com isso todos os emails de alertas do Google serão redirecionado para esse filtro e você pode ficar com sua inbox em ordem novamente!
Matenha seu blog atualizado
Agora que você já tem um ajudante para pensar os assuntos do blog, não se equeça de mantê-lo sempre atualizado, se você quiser aumentar suas visitas, já escrevemos sobre sobre como divulgar seus posts através de email marketing.
Ficar atento nas citações feitas da sua marca também é interessante para melhorar o ranqueamento do seu site nas buscas. Veja como alcançar este objetivo construindo links que apontam para o seu site (e para seu blog), e receba mais visitas.